segunda-feira, 23 de abril de 2018

661 - As coisas que os homens fazem

Meu muito amado filho Estêvão
Um destes dias a propósito de um livro que andamos a ler e das tuas inquietações perguntaste-me "Mãe o que significa ser homem?"
Sei porque sei que não te referias a teres um cromossoma XY nem a teres "pilinha" nem a nada disso, isso sabes muito bem que és... um homem, ainda pequeno mas um homem.
Tu falavas em ser Homem diferente de seres mulher.
Eu não sei o que significa ser homem porque sou mulher e por isso não te posso mostrar pelo exemplo o que é ser um homem, mas conheço e tu também homens que são Homens.
Um Homem tem palavra, diz que faz e faz mesmo (ou morre a tentar), não mente, tem coragem de ser quem é apesar do medo. Sim ser Homem é ter medo sempre a toda a hora e mesmo assim fazer mesmo assim avançar. Ser Homem é acompanhar quem de nós precisa, ser Homem é estar lá.
Ser homem é gostar de futebol?
Definitivamente não, conheço homens Homens que não gostam nada de futebol.
Ser Homem é cumprir com o que se diz - vou escrever e escrever mesmo, vou estar lá e estar. É ouvir, repara a natureza deu uma boca e duas orelhas é por isso mesmo OUVE mais que falas.
Um Homem não faz nada mal mãe?
Claro que faz mas quando assim é não deixa o tempo simplesmente passar, vai e corrigi.
Mãe ser homem é assim como tu?
Não não é nada como eu, eu sou mulher isso significa coisas bem bem diferentes de ser homem, mas no fundo no fundo ser homem ou mulher moralmente é exactamente igual pelo menos sob o ponto de vista de ser para o bem do outro, ser para engrandecer, ser para evoluir.
As tuas perguntas são sempre de fazer tremer "explica-me exactamente qual é o teu trabalho!", "quando o dinheiro acaba o banco não dá mais pois não?", "se ele gosta tanto de ti porque é que fica tanto tempo sem falar contigo? eu se fico muito tempo sem falar contigo tenho tanto para te dizer", "sabes mãe eu acho que amor é quando tu me dás o teu happy meal e dizes que já jantaste mas eu sei que não jantaste"
Os Homens fazem essas perguntas e dão respostas as perguntas que lhes fazem mas respostas a sério seja ao filho, a mulher, ao amigo, ao colaborador ao chefe.
Não sei o que é ser Homem mas sei o que não é ser Homem.
Amo-te profundamente pelo Homem lindo e maravilhoso que és

Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...