sexta-feira, 1 de junho de 2012

43 - Minimalismo .... é a seguir!

Amado filho
O estilo de vida minimalista é ideal para quem quer estar de acordo com a vida neste planeta. Deixo-te um texto desse para meditares.
Hoje é o dia da Criança!!! Amo-te criança mais linda da minha vida amo-te amo-te demais.
Sê criança para sempre não deixes o teu riso lindo a tua gargalhada aberta desaparecer agora e nunca.
Ri e sê feliz. Ama e sê amado. Vive intensamente e não apenas sobrevivas.
Amo-te demais.


“Toda criança o mundo Deve ser bem protegida Contra os rigores do tempo Contra os rigores da vida. Criança tem que ter nome Criança tem que ter lar Ter saúde e não ter fome Ter segurança e estudar. Não é questão de querer Nem questão de concordar Os diretos das crianças Todos tem de respeitar. Tem direito à atenção Direito de não ter medos Direito a livros e a pão Direito de ter brinquedos. Mas criança também tem O direito de sorrir. Correr na beira do mar, Ter lápis de colorir... Ver uma estrela cadente, Filme que tenha robô, Ganhar um lindo presente, Ouvir histórias do avô. Descer do escorregador, Fazer bolha de sabão, Sorvete, se faz calor, Brincar de adivinhação. Morango com chantilly, Ver mágico de cartola, O canto do bem-te-vi, Bola, bola,bola, bola! Lamber fundo da panela Ser tratada com afeição Ser alegre e tagarela Poder também dizer não! Carrinho, jogos, bonecas, Montar um jogo de armar, Amarelinha, petecas, E uma corda de pular. Um passeio de canoa, Pão lambuzado de mel, Ficar um pouquinho à toa... Contar estrelas no céu... Ficar lendo revistinha, Um amigo inteligente, Pipa na ponta da linha, Um bom dum cahorro-quente. Festejar o aniversário, Com bala, bolo e balão! Brincar com muitos amigos, Dar pulos no colchão. Livros com muita figura, Fazer viagem de trem, Um pouquinho de aventura... Alguém para querer bem... Festinha de São João, Com fogueira e com bombinha, Pé-de-moleque e rojão, Com quadrilha e bandeirinha. Andar debaixo da chuva, Ouvir música e dançar. Ver carreiro de saúva, Sentir o cheiro do mar. Pisar descalça no barro, Comer frutas no pomar, Ver casa de joão-de-barro, Noite de muito luar. Ter tempo pra fazer nada, Ter quem penteie os cabelos, Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos. E quando a noite chegar, Um bom banho, bem quentinho, Sensação de bem-estar... De preferência um colinho. Embora eu não seja rei, Decreto, neste país, Que toda, toda criança Tem direito de ser feliz! E quando a noite chegar, Um bom banho, bem quentinho, Sensação de bem-estar... De preferência um colinho. Uma caminha macia, Uma canção de ninar, Uma história bem bonita, Então, dormir e sonhar... Embora eu não seja rei, Decreto, neste país, Que toda, toda criança Tem direito a ser feliz!”


Querido filho deixo-te de seguida uns ensinamentos de alguem que sabe muito mais que eu... retirado de http://busywomanstripycat.blogspot.pt/


Simplicidade voluntária ou minimalismo

Minimalismo s.m. tendência para simplificação e redução dos elementos constitutivos de (algo); princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos. In: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2003.

O minimalismo, resumido numa pequena frase, é: identificar o essencial e eliminar o resto.

Uma vida minimalista é despojada do desnecessário, de modo a ter espaço para o que nos dá alegria. O minimalismo é uma ferramenta para nos livrarmos do excesso e focarmo-nos naquilo que é importante, de modo a encontrarmos felicidade, realização, liberdade, paz e leveza.

O minimalismo gira à volta do ter o suficiente – ter apenas aquilo que realmente precisamos, nem coisas a mais, nem coisas a menos. E isto aplica-se a tudo à nossa volta, não só às “coisas”, aos objetos que possuímos, mas também aos compromissos, relacionamentos, trabalho e ao nosso estilo de vida.

Na verdade, a definição de minimalismo é um pouco subjetiva, pois o minimalismo tem diferentes significados para diferentes pessoas. Não existe uma escala que permita medir o grau de minimalismo de alguém, pois o que é essencial e o que é supérfluo é diferente para cada pessoa.

E talvez por ser um conceito difícil de medir de forma quantitativa, há muita confusão e ideias erradas em relação ao minimalismo.

Minimalismo não é viver uma vida ascética. Minimalismo não é pobreza voluntária. Minimalismo não é um estilo de vida radical nem tem nada a ver com contar o número de coisas que possuímos (embora haja quem o faça). Minimalismo não é não ter nada.

É verdade que os minimalistas têm menos coisas que as outras pessoas, mas porque se aperceberam que não precisam de tanta tralha ou tantas responsabilidades para serem felizes. Um minimalista consegue compreender o valor das coisas, consegue não ser emotivo em relação às coisas que possui e consegue livrar-se de qualquer coisa que não tenha significado nem utilidade para uma vida mais feliz.

Em última análise, o minimalismo conduz a uma maior qualidade de vida.

Mas como é que o minimalismo pode ajudar uma pessoa ocupada?

1) Menos tralha para atrapalhar o espaço
2) Começar a dizer "não"
3) Acabar com o papel
4) Mais foco - Evitar, eliminar as distrações.

menos televisão, mais leitura
menos compras, mais ar livre
menos tralha, mais espaço
menos pressa, mais calma
menos consumo, mais criação
menos lixo, mais comida a sério
menos ocupações, mais impacto
menos condução, mais andar a pé
menos ruído, mais solidão
menos foco no futuro, mais no presente
menos trabalho, mais recreação
menos preocupações, mais sorrisos
respire

Vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o "quanto mais melhor", em termos de riqueza e consumo. Seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas a espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, redução do stress , preservação do meio ambiente, justiça social ou anti-consumismo , enquanto outros escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou por razões econômicas - embora a vida simples seja essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com "pobreza forçada".
A pobreza é involuntária e debilitante, a simplicidade é voluntária e mobilizadora, adverte Duane Elgin, autor do livro Simplicidade Voluntária. Significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente.

Embora o ascetismo possa assemelhar-se à simplicidade voluntária, aqueles que aderem à vida simples nada têm de ascéticos.
O termo downshifting (redução de velocidade, intensidade ou nível de atividade) é freqüentemente usado para descrever o ato de mudar de um estilo de vida de maior consumo para um outro, baseado na simplicidade voluntária. Mas o downshifting, como conceito, embora tenha muitos pontos comuns com a simplicidade voluntária, é um outro conceito.

Prática
Algumas pessoas que praticam a simplicidade voluntária, agem conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens, e por extensão, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extras a mais para ajudar os seus familiares ou a sociedade, se voluntariando para alguma atividade. Durante a época de comemorações, estas pessoas também presenteiam os outros utilizando meios alternativos. Alguns outros podem também utilizar o tempo para melhorar a própria qualidade de vida, fazendo atividades criativas como arte ou artesanato.
Outra abordagem é procurar a verdadeira razão de toda a problemática do porque nós compramos e consumimos tantos recursos para ter uma certa qualidade de vida.

 

Meio Ambiente

Uma das preocupações de quem escolhe o estilo de vida simples, é o meio ambiente. O estilo de vida consumista impacta o mundo, por isso, é preciso estar atento, rever e refletir sobre a real necessidade das nossas compras e da quantidade de recursos que são utilizados para mantê-las. Opte por bens "amigos da natureza", e sempre que possível, procure compartilhar bens pouco usados, com vizinhos e amigos.

Aqui te deixo as minhas 5 regras de ouro para controlar o dinheiro como os minimalistas.
1. Estabelece objetivos financeiros
O meu grande objetivo é vivermos com metade do que ganhamos.
2. Pago-te a ti próprio em primeiro lugar
Quer isto dizer que, mal recebas, tira logo o montante que vai para a poupança. Não devemos cair no erro de poupar o que sobra no fim do mês, porque se assim for, o mais certo é não sobrar nada...
3. Paga as contas mal as recebas
4. Faz orçamentos mensais
5. Dá uma mesada a ti próprio
E gasta-a no que quiseres. Na verdade, não te abstenhas de comprar as coisas que queres - desde que precises mesmo delas e não sejam meros caprichos ou algo para impressionar os outros.



Amo-te muito meu amado filho, minha criança perfeita ser luminoso e filho maravilhoso.
Ter visto hoje a tua carinha feliz a desembrulhares o teu presente do dia da criança fez valer tudo a pena!


Tua mãe

2 comentários:

  1. Cara Mãe para Sempre,
    Visto que grande parte deste texto foi retirada do meu blog, agradeço que refira a fonte ou retire o texto, pois está a violar os direitos de autor. Cumprimentos,
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Rita tem toda toda a razão. Agradeço o seu comentario e correção. Penso que agora referenciei bem. Se não peço que me corrija de novo.
      Melhores cumprimentos
      Ana

      Excluir

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...